Como criar um alerta de Erro 404 no seu site utilizando Google Analytics e Tag Manager

 

O objetivo deste artigo é ensinar, em poucos passos, como criar um alerta de Erro 404 no seu site, usando o Google Analytics. Você vai poder saber quando e em quais páginas isso aconteceu.

A história do SEO mostra que o Google muitas vezes mudou seu algoritmo de rankeamento de resultados. Mas se tem uma coisa que não foi alterada ao longo de todos os anos é a preocupação máxima com a experiência do usuário. Ou seja: não há nada mais relevante para o Google do que “perceber” que seu conteúdo é exatamente aquilo que o usuário estava buscando.

Pensando nisso, um dos principais motivos de frustração de qualquer pessoa que está realizando uma busca é quando, ao clicar no link escolhido, você se depara com um erro na página de destino. O mais clássico deles é o famoso “erro 404” (página não encontrada).

Obviamente, ninguém deixa uma página com erro indexada no Google de propósito. Mas é inegável que muitas vezes isso acontece. Para sites grandes, com muito conteúdo, é bastante comum que uma auditoria simples encontre links quebrados e que levam o usuário a uma página de erro. Os motivos podem ser diversos: uma URL de Blog Post que foi alterada e que não teve o correto redirecionamento para o novo endereço, por exemplo.

Assim sendo, o ideal é que você monitore diariamente se o seu site tem alguma URL quebrada, para poder corrigir esse problema rapidamente. Mas como fazer isso? Dependendo do tamanho do seu site, até mesmo o Google Search Console pode demorar muito a sinalizar esse tipo de problema.

 

Como criar um alerta de Erro 404 de maneira fácil

Vamos explicar agora um passo a passo super simples para criar esse monitoramento como um evento no Google Analytics. A ferramenta para construir essa solução será o Google Tag Manager. Estamos assumindo, para este guia, que você já utiliza do Google Tag Manager e, naturalmente, o Google Analytics.

Caso você não conheça o Google Tag Manager, recomendamos a leitura deste post. E se já ouviu falar, mas não sabe como começar a utilizar, siga nosso passo a passo.

Agora é hora de colocar a mão na massa. Vamos lá!

 

Passo a passo para criar um alerta de Erro 404 no seu site

Passo 1: analisando sua página de erro

Acesse uma página de erro do seu site. Se não souber de nenhuma específica, use uma URL qualquer dentro do seu domínio. Veja abaixo o exemplo no site da Adalov. Note na área destaca em vermelho que o título da página (que está na aba do navegador) contém a expressão “Page Not Found”.

exemplo erro 404

 

Atenção: Verifique no seu site qual é esse título de página no seu site pois ele será importante nos próximos passos.

 

Passo 2: criando uma variável personalizada de “título de página”.

Dentro do Tag Manager, na seção “Variáveis”, criar uma nova variável utilizando o tipo “Variável JavaScript”.

No espaço de “Nome da variável global” você deve definir que tipo de variável estamos criando. No nosso caso é a “document.title”, pois vamos usar o título da página para identificar o erro.

variavel tag manager

 

Passo 3: criando um acionador de erro 404

Agora que já temos uma variável personalizada que “lê” o título da página, vamos criar um acionador que a utilize. Para isso, no Tag Manager, acesse a sessão “Acionadores” e crie um novo utilizando o tipo “Exibição de Página”. Isso porque queremos que o acionador seja disparado sempre que determinado tipo de página seja exibido.

Escolha a opção “algumas exibições de página” e, dentro da primeira opção, escolha a variável que criamos no passo 2 (“Título de Página”, no nosso exemplo). Na segunda opção da configuração escolha “Contém”. Por fim, na terceira opção digite o conteúdo do título da página de erro (que destacamos no passo 1). No nosso caso é “Page Not Found”.

Em resumo, o que estamos fazendo com esse acionador é definindo a seguinte lógica: sempre que for exibida uma página no meu site, cujo título contenha os termos “Page Not Found” eu quero que esse acionador seja disparado.

acionador tag manager

 

Passo 4: criando uma tag de Evento no Google Analytics

Chegamos ao passo final. Vamos criar uma tag de Evento no GA que vai exibir todas páginas onde, eventualmente, ocorreu um erro 404. Para isso, crie uma nova Tag, escolhendo o tipo “Google Analytics: Universal Analytics” na configuração.

Selecione agora o tipo de acompanhamento “Evento” e preencha os nomes de Categoria e Ação como preferir. Nossa sugestão é utilizar, respectivamente, “Erro 404” e “Visualização”.

Já para o nome do “Rótulo” do evento, temos uma dica incrível: utilize a variável integrada {{Page URL}} do próprio Tag Manager.

Dessa forma você terá no Analytics a visão detalhada de quais URLs apresentaram erro. Sua configuração no Tag Manager deverá ficar assim:

evento erro 404

 

Pronto! Agora já temos um monitoramento dos erros 404 do nosso site através do Google Analytics. Tudo feito via Google Tag Manager, de maneira fácil e intuitiva.

Depois de publicar essas alterações no GTM, você poderá diariamente acessar o Analytics e ter uma visão parecida com essa abaixo. Repare que para um determinado período de datas, o GA aponta que tivemos 12 ocorrências do evento “Erro 404”.

eventos erro 404

 

 

Agora basta analisar em quais páginas esses erros aconteceram e corrigir os problemas!

urls erro 404

 

Um passo mais avançado seria configurar um relatório diário de alertas do Google Analytics. Mas isso já é assunto pra outro post. Comente aqui se você gostaria de aprender sobre isso.

Se você deseja implementar esse tipo de mensuração no seu site, mas não sabe como, entre em contato com nossa equipe. Conte sempre com a Adalov.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *