Softwares de gerenciamento de tarefas: como escolher?

Atualmente, existem diversos softwares no mercado com diferentes features que ajudam em nosso trabalho, cada uma com suas particularidades. Neste post, nós da Adalov, separamos algumas delas para te ajudar a utilizá-las da melhor forma. Você vai aprender como otimizar o planejamento de suas tarefas, ter uma entrega mais eficiente e entender o nível de complexidade de cada uma delas! Leia e decida qual é o melhor softwares de gerenciamento de tarefas para ajudar você nas suas necessidades diárias.

A origem dos softwares de gerenciamento de tarefas

Eles foram criados para organizarmos melhor as nossas demandas e, como o próprio nome diz, gerenciar nossas tarefas. O objetivo é deixá-las mais visíveis, fáceis de serem executadas e bem planejadas. Além disso, esses softwares ajudam, principalmente, a definir as prioridades. Você provavelmente já fez isso utilizando uma agenda ou até mesmo uma folha de papel, não é mesmo?

Atualmente, há uma grande variedade de ferramentas como essas no mercado. A que melhor se enquadra para o seu projeto é aquela que lhe ofereça tudo o que você precisa, mas com eficácia. O importante é nunca se prender a estética e, antes de tudo, pesquisar e procurar entender as avaliações. E fazer testes! Isso mesmo, é preciso separar um tempo para a realização dos testes, assim você conseguirá identificar o software que é a sua cara. Aqui vai uma dica: escolha no mínimo 3 ferramentas. A maioria delas oferece alguns dias gratuitos: use e abuse desses dias, confira tudo o que elas oferecem e se elas se enquadram no perfil de seu negócio e de sua equipe. Após realizar os testes, compare as ferramentas, mostrando os pontos positivos e negativos e, então, escolha o software de gerenciamento de tarefas que irá te acompanhar no planejamento de seus projetos.

Se você ainda não sabe por onde começar, separamos três ferramentas para ajudar você: Trello, Jira e ClickUp. Nós da Adalov, já trabalhamos com essas três ferramentas. Utilizamos por um tempo cada uma, comparamos o que tinham a nos oferecer e qual melhor se comportaria com as nossas necessidades. São ferramentas bastante utilizadas e eficientes no mercado, mas como mencionado antes, é importante levar em consideração o seu negócio, sua necessidade e equipe.

Ferramenta 1: Trello

O Trello, é uma ferramenta simples que contém diversas funcionalidades. Nela você consegue criar quadros para separar seus clientes e projetos. Dentro desses quadros é possível criar seu kanban e organizar suas tarefas. As tarefas no Trello são chamadas de “cartões” e ele carrega informações como título, data de entrega, quem está executando, comentários, etc. Eles também possuem checklist caso você precise de sub-tarefas e, o melhor, você consegue personalizar com a cor da sua preferência! O Trello ainda permite conectar com algumas outras ferramentas, como Dropbox, Box One Drive e Google Drive. O único ponto, que vale a pena ressaltar, é que o Trello não possui o dashboard de resultados, o qual extrai as métricas da equipe. Porém, se você não faz questão dessas informações, super recomendamos!

Ferramenta 2: Jira

O Jira, de acordo com pesquisa da Atlassian atualmente utilizado por 65.000 empresas (fonte: atlassian), é uma ferramenta super completa para colocar em prática seus conhecimentos de gestão. Ele oferece um painel atrativo e intuitivo e é voltado para equipes que praticam uma metodologia ágil, como Scrum ou Kanban. Possui um dashboard de relatório bastante eficaz para extrair os resultados de seus projetos e equipes e é capaz de integrar com o seu Git, BitBucket, entre outros. Para as empresas que precisam de todas as suas funcionalidades para ter um trabalho eficiente o Jira é perfeito.

Ferramenta 3: Clickup

Por fim, o Clickup é o software de gestão que mais cresceu em 2019 e destaca-se por sua grande gama de funcionalidades. É uma ferramenta relativamente nova e tem tudo para crescer ainda mais no mercado, dando-nos a possibilidade de gerir diversas áreas da empresa e planejar tarefas utilizando metodologia ágil. O seu painel é um dos mais intuitivos, onde você consegue separar as sprints e, dentro delas, desenvolver o planejamento das tarefas, incluir o responsável, definir prioridade, datas, scrum points, sub-tarefas, realizar comentários e diversas outras features. O Clickup também oferece duas formas de visualização das tarefas: através do Kanban e por forma de listagem. Isso, facilita muito a visualização. Ele também oferece um bom dashboard (não tão completo como o do Jira), mas é preciso extrair algumas métricas manualmente. Atualmente estamos apostando no ClickUp e está suprindo perfeitamente nossas necessidades!

No mercado, ainda existem diversas ferramentas que você pode utilizar e quem decidirá a melhor, serão suas necessidades e o dia a dia do seu negócio. Com as que listamos acima tivemos experiência ativa em nosso trabalho. E você? Já escolheu seus softwares de gerenciamento de tarefas? Conta pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *